De 30 de maio a 03 de junho de 2022, o município de Barra do Ouro, região Norte do Tocantins, promoveu ações integradas entre diferentes secretarias Municipais para levar conscientização e preservação do meio ambiente no Município. As atividades fazem parte da Semana Municipal de Meio Ambiente.

Desde o início da semana, carro de som circula pelas avenidas e ruas de Barra do Ouro e do Povoado Morro Grande, buscando alertar e conscientizar a população sobre as queimadas, principalmente nesta época do ano, em que o clima fica seco e os focos de incêndio aparecem.

Ainda, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Jácomes, participou de entrevista nesta quinta-feira, 02, na Rádio Ouro FM para abordar a temática das queimadas. “Buscamos falar à população que ela é ator importante no combate e prevenção de queimadas”, disse o secretário.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Miranda Cavalcante, concedeu apoio total a ação e disse que devemos estar preocupados com as queimadas. “Sabemos que o Tocantins é um Estados brasileiros que concentra grande quantidade de focos de incêndio. Não queremos nosso Município sofrendo com esse mal, e alertar a população é nosso dever”, disse.

Ainda, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 03, a Caminhada Ecológica – ação de conscientização ambiental que contou com o apoio das secretarias Municipais de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Agricultura, bem como de Saúde, essa última representada pela Coordenação de Combate À Endemias. A caminhada teve a temática: Barra do Ouro sem lixo nas ruas!

Na ação, foi realizada panfletagem referente ao Projeto Cidade Limpa, que traz o cronograma de descarte correto dos diferentes tipos de resíduos, bem como apresenta o cronograma de coleta do lixo e dejetos, tanto na Barra do Ouro, quanto no Povoado Morro Grande.

A caminhada buscou também conscientizar a população sobre Lei Municipal, que traz penalidades ao cidadão que não descartar corretamente o lixo, que estará sujeito a notificação e multa.