Após realização de curso, brigadistas de incêndio de Barra do Ouro são certificados e brigada do Município se estrutura cada vez mais

Sete brigadistas de incêndio e o coordenador da Defesa Civil de Barra do Ouro foram certificados pela Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira, 17, em Barra do Ouro, durante a realização do Fórum do Lixo, organizado pela Prefeitura de Barra do Ouro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A certificação se deu após os brigadistas realizarem capacitação sobre combate e prevenção às queimadas ilegais e incêndios florestais. O treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins, em julho deste ano, na cidade de Filadélfia, onde foram apresentadas noções de primeiros socorros e técnicas de combate ao fogo, bem como a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A certificação dos brigadistas deixa os profissionais aptos a atuarem no combate aos incêndios, e colabora para a estruturação da Brigada de Incêndio de Barra do Ouro, uma das prioridades da prefeita Nélida Miranda Cavalcante, que buscou a criação da brigada, sua regulamentação, além de doar EPIs, aos brigadistas.

“Precisamos estar atentos e vigilantes aos focos de incêndio em nosso Município, e ter condições e estrutura para combater incêndios florestais que degradam o Meio Ambiente e impactam em atividades produtivas do homem do campo”, disse a prefeita.

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente de Barra do Ouro, Calos Jácomes, destacou a legalização da Brigada de Incêndio de Barra do Ouro. “Conseguimos o certificado da Defesa Civil Estadual, e com a certificação dos brigadistas, avançamos cada vez mais na estruturação da Brigada”, finaliza.