ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Barra do Ouro conscientiza população sobre uso e reuso consciente de água

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do Planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica que é apropriada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo que 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica. O restante está distribuído de forma desigual.

As reservas de água doce estão distribuídas de modo desigual em todo o mundo e, além disso, são constantemente ameaçadas de escassez e contaminação. Tudo isso faz com que seja muito importante praticar o consumo consciente de água.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar águas cinza.

Água cinza é toda água proveniente do chuveiro ou da máquina de lavar roupas que ainda pode servir para atividades, como lavar o quintal, dar descargas, limpar pisos e paredes ou até regar o jardim (dependendo do tipo de substância com o qual a água tiver entrado em contato). O reúso de água é uma excelente forma de consumo consciente.

 

Confira algumas dicas para um consumo consciente e reuso de água:

·         Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

·         Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

·         Reutilize as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para limpar os terraços ou outras áreas externas do prédio.

·         Evite limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns com agua potável, pois uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

 

Essas são algumas formas de poupar a água potável e de ajudar a preservar os mananciais, além de economizar com a conta de água. Outra atitude de consumo consciente de água é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome. Consumo consciente da água é base para um futuro sustentável. Sua atitude faz a diferença, use bem para que ninguém fique sem!!!

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Barra do Ouro-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?