Ouvir Texto Stop

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança a Campanha Queimadas Não, Salve o Cerrado!. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e cobre uma área de 2 milhões de km2, que corresponde a 204 milhões de hectares. Essa área representa o equivalente a quase um quarto de toda a extensão territorial do País e é encontrado na parte central, incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

O Cerrado é a savana tropical mais rica do mundo, com cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta, abrigando 30% dos diversos seres vivos identificados no nosso país. Segundo o ICMBio, o bioma abriga 11,6 mil espécies de plantas nativas, 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1200 espécies de peixes. Além da diversidade de espécies encontradas, o Bioma é considerado como o berço das águas do Brasil, pois suas nascentes alimentam oito das 12 regiões hidrográficas do País, com destaque para três: as bacias dos rios Araguaia/Tocantins, do Rio São Francisco e do Rio Paraná.

No entanto, nas últimas décadas, houve redução de 48,4% do Cerrado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  As queimadas provocadas pelo homem apresentam consequências drásticas para o bioma, isso porque ocorrem em grandes proporções, intensidade e em qualquer época do ano. Elas acarretam perda na biodiversidade, prejudicando a fauna e a flora do Cerrado, e modificaram sua paisagem.

A conservação do Cerrado é importantíssima para garantir água para o país. Dentre muitas ações, é necessário frear o desmatamento e as queimadas, pois se o ritmo continuar acelerado breve ocorrerá o desaparecimento dos recursos naturais.

Cada pessoa tem seu papel fundamental na preservação e conservação do Cerrado, e consequentemente manutenção do Planeta, por isso, evite ações como queimadas e o desmatamento, pois prejudicam o meio ambiente.

Seja consciente, adote ações ambientalmente corretas e ajude a cuidar do Nosso Cerrado!!!