O município de Barra do Ouro realizou nesta quinta-feira, 05, no auditório da Câmara de Vereadores, a V Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Barra do Ouro, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social. Na ocasião, os presentes discutiram temas ligados à área assistencial, bem como elegeram os delegados que participarão das conferências em níveis Estadual e Federal.

Participaram da Conferência a prefeita de Barra do Ouro, Nélida Miranda Cavalcante, a presidente do CMAS, Maria da Cruz, a secretária Municipal de Assistência Social, Lusinete Pereira , além de vereadores, secretários, servidores públicos e sociedade civil. O tema deste ano foi “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Em suma, os participantes debateram eixos temáticos como proteção social não contributiva, financiamentos e orçamentos para a garantia dos direitos socioassistenciais, o Controle Social, a atuação do SUAS em situações de Calamidade Pública e Emergências, dentre outros temas pertinentes e que necessitam de amplo debate social.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Lusinete Pereira, as conferências são espaços de caráter deliberativo, que permitem a avaliação da política de Assistencial Social, bem como a apresentação de orientações e definições de diretrizes para o aprimoramento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. “Para isso é fundamental a participação popular, principalmente dos usuários dos serviços socioassistenciais”, disse a secretária.

Por sua vez, a prefeita Nélida Miranda Cavalcante, reafirmou seu compromisso com a Assistência Social, ao frisar que a atual gestão dará todas as condições necessárias para que as ações da pasta possam ser executadas com eficiência e prontidão, principalmente para aquelas famílias que mais precisam. “Somente com debates como esse é que teremos respaldo para elaborar políticas públicas efetivas e que cheguem realmente a quem mais precisa”, frisou a gestora.

Durante a Conferência, foram eleitos dois delegados sendo 01 (um) da sociedade civil e 01 (um) do governo local, seguido de 01 (um) suplente cada, que poderão participar das conferências da Assistência Social em níveis Estadual e Federal.

Com a realização da Conferência, Barra do Ouro cumpriu com sua responsabilidade, pois a data limite para a realização das conferências nos municípios é dia 31 de agosto. As conferências estaduais devem ocorrer de 2 de agosto até 30 de outubro de 2021.