Educação Sanitária: Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove campanha de reuso de águas cinzas

Atualmente, a falta de água potável já é uma questão social e econômica no Brasil, fato que acarreta problemas em diversos níveis da sociedade. Isso por conta do aumento populacional e o consequente aumento de demanda por água.

Por esse e outros motivos, o reaproveitamento da água tem se tornado fundamental para compensar a demasiada utilização desse recurso natural. Nesse sentido, a possibilidade de reaproveitar as águas cinzas, portanto, é muito valiosa para que a sociedade disponha de maior quantidade e melhor qualidade desse recurso que é tão indispensável na rotina de todos.

Água cinza é toda água proveniente das edificações que já foram utilizadas em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa que ainda pode servir para atividades, como lavar o quintal, dar descargas, limpar pisos e paredes ou até regar o jardim (dependendo do tipo de substância com o qual a água tiver entrado em contato). O reuso de água é uma excelente forma de consumo consciente.

Boa parte da água utilizada em uma casa é jogada fora com pouquíssimos resíduos e poderia servir ainda de água de reuso em diversas atividades. Um exemplo é a lavagem de oito quilos de roupa, são utilizados cerca de 100 litros de água, volume suficiente para dar 16 descargas.

Depois de coletadas, essas águas de reuso podem ser armazenadas em cisternas ou galões coletores. O importante é que os reservatórios sejam fechados, para manter o mosquito Aedes aegypti afastado.

As águas cinzas, ou águas residuais de esgotos residenciais, podem ser reaproveitadas de diferentes formas, e essa prática traz diversos benefícios aos consumidores e à sociedade no geral, como por exemplo:

– Economia na conta de água;

– Conservação dos recursos hídricos;

– Minimiza a poluição hídrica nos mananciais;

– Maximiza a infraestrutura de abastecimento de água da rede;

– Estimula o uso racional e a conservação de água potável;

– Permite a reciclagem de nutrientes

Usar água de reuso, ou água cinza, é sinônimo de economia contra o desperdício e é uma forma de preservação ambiental.