ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Prefeitura de Barra do Ouro e Secretaria Municipal de Meio Ambiente promovem campanha contra a prática de queimadas

As queimadas são responsáveis por grandes prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente e são resultantes de várias causas que envolvem fatores humanos (antrópicos) e naturais. As principais origens das queimadas antrópicas são a queima de lixo, queima não controlada em pastos e até mesmo a dispensa de bituca de cigarro acesa nas estradas e rodovias.

De acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, provocar incêndio em mata ou floresta é um crime ambiental sujeito a pena com reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Assim como também causar a poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora (Art. 54).

Essa campanha foi criada pela Prefeitura de Barra do Ouro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de não colocar fogo nas áreas urbanas e rurais, pois essa ação pode se transformar em incêndios de graves proporções. isso porque a vegetação está mais seca nesta época do ano, sendo um fator que influencia diretamente na propagação do fogo. Esse tempo mais seco, aliado à ação dos ventos, pode fazer as chamas aumentarem-se e proliferarem-se, e a ausência de chuvas comum nessa época do ano faz com que as queimadas em larga escala ampliem-se.

Por esse motivo, o melhor caminho para a problemática das queimadas é a prevenção. Ajude a proteger o meio ambiente e a saúde de todos, evitando o uso do fogo tanto na área urbana do município, quanto na área rural. Busque meios ambientalmente seguros para realizar a limpeza de lotes e pastos, pois o fogo sem controle provoca prejuízos incalculáveis.

Diga Não às Queimadas ilegais!.

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Barra do Ouro-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?