Prefeitura de Barra do Ouro, por meio da secretaria de Meio Ambiente, traz a Campanha “Queimadas é crime”

Queimada urbana e rural é crime, segundo a lei federal nº 9.605/1998- Lei de Crimes Ambientais. As queimadas rurais podem acabar com a biodiversidade, matando plantas, animais e os microrganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico. Além disso, a fuligem e os particulados podem chegar até o perímetro urbano e provocar problemas respiratórios à população.

Nesse sentido, a Prefeitura de Barra do Ouro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, traz a Campanha “Queimadas é crime”, com o objetivo de conscientizar moradores da cidade e da Zona Rural sobre os riscos de se promover essa prática que tanto agride o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos.

É importante lembrar também que, deve-se realizar aceiros nas propriedades rurais para prevenir a propagação de incêndios criminosos. No entanto, nesse momento atual de seca os aceiros devem ser feitos de forma mecanizada ou manual, para evitar o risco de propagação do fogo. Isso porque o Naturatins considera que o atual período de estiagem apresenta alto risco ambiental de incêndios na vegetação seca do Cerrado.

Com base nisso, o Naturatins publicou uma Portaria que suspende de 20 de julho a 20 de novembro deste ano, a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada (AQC), em todo o território do estado do Tocantins.

Não queime o lixo domiciliar, nem utilize o fogo para a limpeza de lotes. As queimadas urbanas prejudicam a população e o meio ambiente, além disso, são consideradas um crime ambiental.

Queimada Urbana ou rural é crime!! Juntos em prol do Meio Ambiente!!