Aguarde, carregando...

Secretaria de Meio Ambiente promove a campanha “Diga não às Queimadas”

Dia 01/06/2021

Da Secretaria de Meio Ambiente

 

Você sabia que queimadas são crimes ambientais?

De acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, provocar incêndio em mata ou floresta é um crime ambiental sujeito a pena com reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Assim como também causar a poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora (Art. 54).

Na Semana Municipal do Meio Ambiente, de 31 de maio a 04 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra do Ouro lança a Campanha Diga Não às Queimadas.  A campanha foi criada com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de não colocar fogo nas áreas urbanas e rurais.

As principais causas de queimadas são a queima de lixo, queima não controlada em pastos, fogueiras e até mesmo a dispensa de bituca de cigarro acesa nas estradas e rodovias. Isso porque a vegetação está mais seca nesta época do ano, onde uma simples ação pode se transformar em incêndios de graves proporções no período de junho a outubro.

Muitos são os prejuízos em decorrência das queimadas, principalmente à saúde humana e ao meio ambiente.  Elas agravam as doenças do sistema respiratório, especialmente na população mais suscetível, como crianças e idosos; destroem lavouras produtivas e construções rurais, afetando o trabalho dos nossos agricultores e o abastecimento de alimentos; causam mortes de animais, incluindo de espécies ameaçadas de extinção; e destroem matas e nascentes de água, colocando em risco o próprio abastecimento de água potável; além de poluir o ar com gases que pioram ainda mais o aquecimento global.

O melhor combate é a prevenção, por isso ajude a proteger a natureza e a saúde de todos nós. Faça a sua parte, diga não as queimadas!!!