No dia 17 de novembro de 2022 a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o Dia “D” Ambiental no povoado Morro Grande. O evento contou com uma programação diversificada incluindo fórum, palestra, capacitação e oficina, tendo como publico alvo à comunidade em geral.

A programação teve inicio com a segunda edição do Fórum do Lixo do Município de Barra do Ouro. Na oportunidade foi discutida qual a importância do fórum para o município, e em seguida ministrada uma palestra sobre o Lixo e a Problemática global para a reflexão dos presentes.

O Dia “D” Ambiental também teve em sua programação uma Capacitação com tema Um novo olhar para o lixo: reciclagem e suas possibilidades, que abordou a diversidade de alternativas para a reciclagem e as possibilidades para ser beneficiado com algo que para muitos não tem valor.

Para finalizar o dia de ações ambientais no Povoado, foi realizada uma Oficina de reciclagem com foco na reutilização de lixo para a produção de adubo por meio da compostagem. Para isso, os participantes aprenderam a construir uma composteira doméstica, a partir da reutilização de tambores usados, para a produção de adubo orgânico. Ao final foi sorteado uma composteira doméstica como forma de incentivo.

Ao término do evento, a Secretária de Assistência Social Luzinete, agradeceu a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e se mostrou satisfeita com as ações, reforçando estar a disposição para futuros eventos.