Aguarde, carregando...

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ação em comemoração ao Dia do Cerrado e Dia da Árvore

Dia 28/09/2021

No dia 24 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma ação em comemoração ao Dia do Cerrado e Dia da Árvore, celebrado nos dias 11 e 21 de Setembro, respectivamente. Na ocasião, o secretário da pasta, Carlos Jacómes, entregou nos órgãos públicos e na Câmara Municipal kits comemorativos, contendo sementes de Ipê Amarelo e saquinhos de plástico para o plantio das sementes.  

A celebração do dia do Cerrado foi instituída em 2003 para lembrar a importância do bioma, que abrange mais de 20% do território nacional e abriga em seu subsolo grandes reservas de água doce. Além disso, é composto por 11 fitofisionomias e é cercado de uma mega diversidade de espécies de fauna e flora e de paisagens e belezas cênicas únicas. Já o Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. 

A ação foi realizada com o objetivo de incentivar a população a produzir mudas florestais e plantar, além de destacar a importância de recuperar áreas descobertas e degradadas do Cerrado. O Ipê Amarelo foi escolhido por ser uma espécie característica do nosso Bioma, marcado por suas flores com coloração amarela. Além da sua beleza, o Ipê é uma arvore de grande importância para o meio ambiente e para o ecossistema. 

O meio ambiente é um bem comum que precisa ser cuidado por todos, e a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado com esse objetivo. Entre nesse movimento, adote uma muda, plante uma árvore e contribua com nosso Planeta.